16 de novembro de 2018

4

Mindifulness – o poder do aqui e agora

Um texto diferente sobre Mindifulness – o poder do aqui e agora!

Vou te convidar para ler esse pequeno texto de uma maneira diferente. Antes de tudo, onde quer que você esteja, pare e respire.

Respire alguns ciclos profundamente, sentindo o ar entrando, o ar saindo, e quais os movimentos que o seu corpo faz para apoiar a respiração.

Certifique-se que você realmente parou! Tire os olhos por alguns segundos da tela ou do papel.

De um intervalo….

Inspire…

Expire…

Observe seu corpo

Agora, observe seu corpo e veja se é necessário algum ajuste para que você se sinta um pouco mais disponível. Se você estiver sentado, deixe a coluna ereta e as solas dos pés no chão, se estiver de pé, fique em uma postura digna, mas sem nenhum tipo de tensão.

Observe e se de um tempo para sentir esse ajuste…. Observe, sem julgamentos, as sensações do corpo, e, devagarinho, vá ocupando o seu corpo, deixando a mente aberta e disponível.

E, agora sim, vamos começar com o texto. A princípio veja com atenção se o brilho da tela está ajustado e confortável para os seus olhos.

Observe também se o tamanho da fonte, no celular ou no seu computador, não é muito pequeno e exige muito esforço do seu olhar. Tente, também, observar se existe algum pensamento acontecendo agora, ou ansiedade para começarmos logo a leitura desse texto diferente.

Por que não dar mais um intervalo?

Inspire…

Expire…

Tudo isso faz sentido?

Talvez você esteja sentido que chegou até aqui sem receber informações úteis. Não é?

Não tem problema! A ideia era essa mesmo. Provocar você, leitor, e incentivá-lo a trazer um pouco mais de atenção ao que fazemos todo o tempo, geralmente, sem muita consciência.

Fazer, executar, cumprir, adiantar, agir. Um piloto automático da vida que, dia após dia, nos deixa distante da real percepção das coisas simples da vida, como ler um pequeno texto.

Não existe nada de errado como piloto automático. De certa maneira, ele ajuda a encarar o cotidiano e a rotina de uma maneira mais fácil.

De outro lado, como foi para você prestar um pouco mais de atenção no que estava fazendo aqui e agora?

E se você, por meio de intenção simples como respirar e observar o corpo, tiver uma experiência um pouco diferente da leitura cotidiana?

Note que não há aqui algo de extraordinário ou qualquer pretensão de se alcançar o nirvana da leitura.

Você está presente?

Mas como é para você, simplesmente, estar presente lendo uma informação que você escolheu, consciente de todos os detalhes do ambiente, do seu corpo e da sua mente?

Isso pode sim, ser extraordinário.

Mindifulness – o poder do aqui e agora

Pois bem! Essa leitura da forma em que foi feita, é o que podemos chamar de Mindfulness e a Atenção Plena. Esse texto diferente foi um jeito que eu encontrei de te mostrar como isso funciona na prática, pois, muitas vezes, a experiência prática é mais simples do que se explicar por meio de palavras.

Agora que sabemos o que é isso, antes de terminar a leitura desse texto diferente, respire fundo, mas uma vez. Um pouco a mais de Midfulness sempre faz bem.

O próximo passo

Se você quiser se aprofundar em Mindfulnes, veja mais informações que traremos no início de Dezembro neste link, para você começar 2019 com um ‘poder’ extra e estar muito mais preparado para lidar com os desafios que se apresentam.

Quer saber mais sobre Mindfulness? Veja nosso próximo curso presencial.

por Renato Kublikowski