ENEAGRAMA: Os 9 Tipos de Personalidade

Em diversas profissões é necessário contar com o trabalho em equipe para alcançar e superar as metas, porém poucas pessoas conhecem as qualidades e dificuldades pessoais de cada colega de trabalho. O pior disso é que os profissionais desconhecem os próprios pontos negativos, o que torna difícil o desenvolvimento pessoal e do projeto que faz parte.

Portanto quem busca uma transformação profissional, primeiramente deve buscar pelo autoconhecimento e mudança pessoal. O Eneagrama é uma das ferramentas de desenvolvimento humana mais poderosa, com ela é possível compreender como é a expressão em cada área da vida, além de indicar como melhorar onde você está com dificuldade.

O símbolo do Eneagrama é uma construção de uma mapa composto por um círculo, uma pirâmide e uma hexade. Cada ponta representa uma personalidade, todas as pessoas transitam entre todas elas, mas algumas são mais predominantes, por ser uma análise profunda somente um profissional pode realizar um teste completo.

Se você ainda não fez o Eneagrama, conheça as 9 personalidades e reflita quais são as que você mais se identifica:

 

PERFECCIONISTA

A pessoa perfeccionista é centrada na ação, exigente com o que se compromete e que dá prioridade às tarefas que precisam ser realizadas. O lado negativo é que costuma ser apegada com a dicotomia do certo ou errado, além de ter dificuldade de compreender as próprias necessidades.

O vício emocional desta personalidade é a raiva, geralmente de forma inconsciente pelo alto nível de exigência consigo mesmo e com os outros, conhecidos popularmente por “cri-cri”. 

 

PRESTATIVO

É a pessoa centrada nas emoções e conquistas, sabem como conseguir o que querem,

O vício emocional é o orgulho, essa emoção é justificada inconscientemente com atitude solícita e auto-imagem bem-intencionada. Sofre ao precisar pedir alguma coisa para alguém e até mesmo em relação a cuidar de si mesmo.

 

BEM – SUCEDIDO

É focada na ação e planejamento sempre em busca de reconhecimento e sucesso. Tem apego a imagem e ao valor que ela traduz já que essa é a forma que acredita conseguir o sucesso.

O vício emocional é vaidade, demonstra imagem progressista e auto-imagem eficiente. Pode se afastar de si mesmo disfarçando essa frieza com uma imagem humanista.

 

ROMÂNTICO

A pessoa romântica é centrada na emoção, sensíveis ao ambiente e emocionalmente instáveis. Por isso podem perceber o que a maioria não vê.

O vício emocional é inveja, compara a própria vida em alguma outra idealizada, é centrada no que falta e por isso reclama constantemente. Por isso é crítica e até mesmo irônica.

 

OBSERVADOR

É uma pessoa mental e racional, com curiosidade para entendimento. Geralmente tem um perfil observador, que prefere não se envolver e ficar em segundo plano para ver melhor sem perder o senso crítico.

O vício emocional é avareza com atitude pouco expressiva e auto-imagem lógica. Podem se tornar pessoas frias e calculistas, evitando expressar sentimentos se a mente achar “inadequado”.

 

QUESTIONADOR

A pessoa questionadora é centrada na ação ou emoção, visando o controle. Prefere se preparar, é atento e desconfiado.

O vício emocional é medo mostra-se precavido e realista. Pode ser uma pessoa ansiosa, que evita o desconhecido, demonstrando insegurança quando suspeita de uma ameaça.

 

SONHADOR

É uma pessoa centrada na mente, com agilidade mental consegue lidar com várias coisas ao mesmo tempo. Tem diversas ideias e planos que parecem impossíveis.

O vício emocional é gula, com atitude entusiasta e auto-imagem de improvisador. Pode gerar uma personalidade superficial, otimismo exagerado, se sobrecarregar com atividades fugindo de problemas emocionais.

 

CONFRONTADOR

Uma personalidade caracterizada por ser centrada na ação, tem facilidade de mandar e liderar. Além da facilidade para se posicionar a respeito do que quer, de forma segura, direta e objetiva.

O vício emocional é luxúria, com atitude dominadora e auto-imagem realizadora. Pode ser uma pessoa insensível, apegada a força e poder e tender ao exagero sem pensar nos sentimentos alheios.

 

PRESERVACIONISTA

É uma pessoa que dá prioridade ao bem comum, centrada na mente ou emoção. Pode preservar o status evitando conflito em busca de ter paz e tranquilidade.

O vício emocional é indolência, com atitude tranquila e auto-imagem conciliadora. Geralmente é apática por ter desenvolvido um estado de anestesia para não sofrer com a realidade. Expressa calma e tranquilidade mas não são sentimentos reais.

 

Se ficou curioso para ter certeza de quais dessas personalidades predominam em você e como pode melhorar seus vícios para se desenvolver, tanto na vida pessoal quanto na parte profissional, conheça o Curso de Eneagrama! https://cursos.edevo.com.br/turma/eneagrama/edevo-academy