26 de outubro de 2018

57

Deep Work – O foco fundamental para a alta performance

Nos dias que se seguem, trabalhar com um foco profundo é uma das habilidades mais valiosas no mundo contemporâneo. Deep Work – O foco fundamental para a alta performance é um tratado sobre um novo jeito de encarar o trabalho no dia-a-dia.

O foco profundo é uma habilidade que está se tornando cada vez mais raro com os avanços na tecnologia e nossa dependência cada vez maior das redes sociais.

Trabalhar com foco profundo  significa desenvolver a capacidade de se focar em tarefas que exigem grande atenção cognitiva sem se distrair.

No livro “Deep Work” o autor Cal Newport tem por missão demonstrar como desenvolver o foco profundo para que você possa produzir no nível máximo, na mais alta performance.

Ser multitarefa está matando a produtividade

Pensar ser multitarefa é uma das principais enganações do mundo contemporâneo. Deep Work, ou foco profundo, é a habilidade que ajuda a fazer muito mais coisas em menos tempo e a aprender novas habilidades complexas rapidamente.

Para sobreviver no mundo contemporâneo, ela é essencial.

Cada vez mais, nós, profissionais da informação fragmentamos nossa atenção graças ao constante acesso às ferramentas virtuais, como redes sociais, emails e a própria internet.

Sucumbir a estas distrações nos torna incapazes de trabalhar profundamente e nos faz trabalhar de forma superficial. É preciso dominar o Deep Work, pois o trabalho superficial não explora nosso potencial máximo e é facilmente repetível e substituível por outras pessoas.

Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente faz muitas coisas ao mesmo tempo e acredita que este é o melhor uso do seu tempo.

A falsa impressão de que é possível fazer muitas coisas ao mesmo tempo

A má notícia é que esta lógica é completamente errada, pois trabalhar em muitas coisas em paralelo não é sinônimo de produtividade, ao contrário, é uma questão de falta de foco e geralmente dá a impressão de que isto é em si a produtividade.

É preciso abandonar o modo multitarefa no qual nos acostumamos a operar. Um estudo da Universidade de Minnesota, realizado em 2009, por exemplo, provou que ao alternar entre uma tarefa A e uma tarefa B, a atenção das pessoas continua ligada a primeira tarefa, o que prejudica a concentração e faz com que ambas as tarefas sejam completadas com uma performance pior.

Outro estudo, feito pela consultoria McKinsey, nos mostra que o profissional moderno está extremamente distraído. Ele gasta cerca de 60% do seu tempo utilizando ferramentas de comunicação online e navegando na internet.

Quase 30% do tempo do profissional é dedicado a responder emails. Isso faz com que consigamos completar pequenas tarefas e nos sintamos ocupados, quando, na verdade, estamos destruindo nossa produtividade pela falta de foco.

Quais são as habilidades chave para o Deep Work

Para conseguir trabalhar de maneira profunda, duas habilidades são essenciais.

  1. A primeira é a habilidade de dominar rapidamente coisas difíceis e complexas. Claro que isto não é tão simples de fazer, quanto de escrever. Em nosso próximo artigo falaremos mais sobre o ‘como’, focar em questões mais complexas sem se perder no meio de tantas rotinas e demandas do dia a dia.
  2. A segunda é habilidade de produzir em alta performance, tanto em qualidade, quanto em velocidade. Parece difícil? Acredite, é assim as pessoas de alta performance fazem todos os dias. 

Para aprender coisas difíceis rapidamente, você precisa se focar intensamente e sem distrações. Aprender é um ato de ‘trabalho profundo’ e se você se sente confortável em se aprofundar no trabalho, estará confortável em dominar os sistemas cada vez mais complexos e as habilidades necessárias para ser bem-sucedido em nossa economia.

Se, em vez disso, você se sente desconfortável com a profundidade e com a constante distração, você não deve esperar que estas habilidades sejam fáceis para você. É preciso que você entenda a seguinte equação:

Trabalho produzido com alta qualidade = (tempo gasto) x (intensidade de foco)

Para produzir em seu nível máximo, você precisa trabalhar por períodos longos com concentração máxima em uma única tarefa, livre de distrações.

Em nosso próximo artigo falaremos de forma mais detalhada como entrar no mundo do FOCO FUNDAMENTAL para a alta performance.

por André Medeiros

André Medeiros

Co-fundador da Edevo

André Medeiros tem 20 anos de experiência e atualmente é sócio na Advoco Brasil, empresa de consultoria que ajuda no desenvolvimento de escritórios de advocacia, e é um dos fundadores da Edevo.